3 Essenciais dicas antes de começar seu projeto Luminotécnico.

A Iluminação pode passar despercebida pelo dia, à noite, pode nos mostrar um ambiente valorizado, que amplifique o espaço, nos mostre detalhes que são essenciais entre muitas possibilidades. Convidamos a Light Designer Sylvia Gabriel para nos dar dicas para seu próximo projeto luminotécnico.

Leia mais : Móveis com Iluminação.

Antes de tudo ela nos dá uma breve introdução de um vasto assunto a ser tratado: “É importante pelo projeto luminotécnico, contar a história do cliente, personalizando toda a cena a ser dita em determinado ambiente ”. Desta entrevista, separamos aspectos para você saber o essencial do seu próximo  projeto de iluminação. Confira:

1. Mantenha uma sincronia com os envolvidos em seu projeto.

Antes de tudo, de um estudo sobre o ambiente em si, passando ao projeto arquitetônico aos modulados. “De repente, sem devida informação quando o cliente não detalha o projeto, um material do modulado, por exemplo, pode passar despercebido sem a iluminação, por isso, o projeto de interiores e modulados devem andar concomitantes, sempre com o feedback do cliente” Diz Sylvia. Ou seja, é importante ter o bom senso de comunicar aos profissionais envolvidos no projeto sobre as devidas mudanças do processo de construção.

2. Que informação você quer valorizar?

“Vai valorizar a residência? O ambiente? Que a informação você quer passar? Dependendo da cena , gera valor no projeto , pois o ambiente diurno é diferente do noturno.” Revela a entrevistada ao emendar sua explicação nas várias possibilidades. A Iluminação valorizou o papel de parede em corredor no apartamento. (Foto acervo da Sylvinha)

3.Eficiência energética

“Reflete diretamente com o consumo e o comportamento da cena em questão, podendo assim conter circuitos diferentes em um simples ambiente” Ressalta Sylvia, que entre explicações entre os tipos diferentes de lâmpadas, deixa claro que um projeto de iluminação bem estruturado é um investimento para se economizar na conta de energia.

“O LED (Diodo emissor de luz) é uma tecnologia cara com mais hora de vida útil. Favorece o descarte e não gera calor. Favorecendo a economia de energia e a sustentabilidade.Tudo,claro, será influenciado na quantidade de luz e quanta frequência de uso ,e a qualidade da lâmpada em questão"

No projeto houve a possibilidade pra mesclar com fluorescente em sanca. (Foto acervo da Sylvinha) Projeto da casa cor 2015 (Foto: João Guimarães ) Nossa parceira em projetos e esteve presente em nossa loja para ser entrevistada . Quer conhecer mais sobre o trabalho dela?

Sylvia Gabriel

Arquitetura|Urbanismo| Iluminação

Instagram @Sylvinhagabriel

sylgabriel.arq@gmail.com